Internet de qualidade é WKVE Liga você ao mundo!
Maçonaria

Livro lançado pela UFPA trata sobre a maçonaria no Pará

A obra é fruto da tese de doutorado do professor Elson Monteiro, defendida em 2014, pelo Programa de Pós-Graduação em História (PPHIST) da UFPA.

O livro Maçonaria, Poder e Sociedade no Pará na segunda metade do século XIX, 1850 – 1900, escrito pelo professor da Faculdade de História da UFPA, Elson Monteiro, acaba de ser lançado. A obra é fruto da tese de doutorado do autor, defendida em 2014, pelo Programa de Pós-Graduação em História (PPHIST) da UFPA. Elson, que transformou sua tese em livro para divulgar o tema para além do meio acadêmico, contou com o apoio do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) para editar 500 cópias da obra, com recursos do instituto destinados para essas demandas.

A maçonaria no Pará – O livro trata da atuação da maçonaria no Pará durante a segunda metade do século XIX. Para isso, o professor faz um apanhado geral sobre a história da maçonaria e da inserção dela no Brasil, atuando no processo político de independência do país. Ao adentrar na história da maçonaria no Pará, o autor destaca grandes nomes paraenses que fizeram parte do movimento, como Doutor Assis, Padre Eutíquio, Lauro Sodré, Serzedelo Correa, Gentil Bittencourt, Paes de Carvalho, entre outros.

Elson Monteiro aborda a participação da maçonaria nos movimentos políticos e sociais da época, como a questão religiosa, em que a igreja publicava artigos contra a maçonaria e os maçons publicavam artigos se defendendo das acusações. Esse conflito decorre do fato da maçonaria defender o estado e o ensino laico, visto que na época a religião católica era oficial e o ensino era monopolizado pelas ordens religiosas.

Outras questões em que a maçonaria se envolveu e que foram abordados pelo professor em seu livro foram o movimento republicano e a campanha abolicionista, demonstrando a forte participação da maçonaria no processo histórico nacional e regional neste período.

Reconhecimento – Elson explica que a importância da maçonaria nos movimentos sociais e políticos nos séculos XIX e XX, apesar de reconhecida por muitos autores, ainda é tardiamente observada no Brasil. “O estudo da maçonaria e da participação dos maçons na história da Europa é, há muito tempo, algo comum nas universidades europeias, em teses, livros etc. Aqui no Brasil tem muito pouco”, observa.

O autor conta que há poucas pesquisas no país, em âmbito de mestrado e doutorado, sobre o tema, afirmando que é necessário aumentar a discussão sobre isso, uma vez que os maçons foram pessoas ativas no processo histórico brasileiro e a maçonaria foi de fundamental importância em grandes debates sociais da época.

Vendas – O livro Maçonaria, Poder e Sociedade no Pará na segunda metade do século XIX, 1850 – 1900 foi publicado pela editora Açaí e será vendido a partir da semana que vem na Livraria Fox, no valor de R$35,00. A obra também pode ser encontrada no Café Literário, livraria localizada próximo ao Parque da Residência, e estará presente no estande de escritores paraenses da Feira do Livro deste ano.

Comentários ( 6 )

  1. Vejo a inédita iniciativa de abordar este tema a nivel de tese como louvável. Daí transforma-la livro é tratar o Brasil e sua história de bastidores com o devido valor. Méritos a equipe que tornou possivel tal.
    “Para-bens”.

  2. Eu conheçi muita coisa a respeito através da história do Brasil , inclusive conhecendo a vida do padre ANTONIO FEIJÓ . A Maçonaria é ainda uma força de expressão na política brasileira e ela sofre muito com o estado atual da conjuntura política nacional porque sabe que o comunismo graçando ao poder é perseguição na certa contra as várias lojas espalhadas pelo Brasil principalmente dentro das entidades de comando da nação.

  3. Vendas – O livro Maçonaria, Poder e Sociedade no Pará na segunda metade do século XIX, 1850 – 1900 foi publicado pela editora Açaí e será vendido a partir da semana que vem na Livraria Fox, no valor de R$35,00. A obra também pode ser encontrada no Café Literário, livraria localizada próximo ao Parque da Residência, e estará presente no estande de escritores paraenses da Feira do Livro deste ano.

Deixe uma resposta

error: Content is protected !!