Internet de qualidade é WKVE Liga você ao mundo!
DISQUE DENÚNCIA

Parauapebas liderou o ranking do Disque Denúncia em 2016 na região Sudeste do Pará

Dentre os 39 municípios que compõe a região sudeste do Pará, Parauapebas ficou em primeiro lugar no número de denúncias realizadas, conforme apresenta o relatório anual do Disque Denúncia divulgado recentemente, que contabiliza as informações repassadas para o órgão no período de primeiro de janeiro a cinco de dezembro de 2016. Foram 6.327 denúncias em Parauapebas, um aumento de 6% em relação ao ano passado. Já em Marabá, o segundo colocado no ranking, esse número foi de 3.003.

A maior parte das denúncias realizadas na cidade líder do ranking foi relacionada a “barulho”, representando 23% do total, seguida de denúncias sobre tráfego de drogas, que contabilizou 14%. As demais são relacionadas à: roubou ou furto de pessoas na rua ou em residências; consumo de drogas; violência contra a mulher; ameaças; direção perigosa.

De acordo com os dados apresentados no relatório, o bairro Cidade Jardim é o campeão nas denúncias, seguido pelo Rio Verde, Da Paz e Liberdade I, Betânia, Cidade Nova, Primavera, União, Liberdade II e Guanabara respectivamente.

Resultados

O Disque Denúncia repassou 504 denúncias para o Centro Integrado de Operações (CIOPS), sendo 476 imediatas. Já para o gabinete do comandante do 23º Batalhão da Polícia Militar foram repassadas 780 denúncias, destas nove foram encaminhadas de forma imediata.


Das denúncias repassadas para demais órgãos, contabiliza-se: 44% para Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA); 27% para Secretaria Municipal De Urbanismo (SEMURB); 14% para 20º Seccional de Parauapebas; 4% Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA); 3% para Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (DMTT); 3% para Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM); 5% para Conselho Tutelar; 3% para Secretaria Municipal De Obras (SEMOB); 1% para Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAEP).

Em relação ao resultado, 76% das denúncias estão em apuração, 8% não tiveram nada constatado e 6% procederam com resultado positivo. De acordo com o relatório, o alto número de denúncias que estão “Em Andamento” é justificado pelos órgãos responsáveis pela necessidade de mais análise e investigação dos casos, para só então realizar operacionalização. Tais denúncias estão relacionadas, em sua maior parte, ao tráfico de drogas, o que demanda o máximo de informações possíveis para que o órgão possa agir.

Funcionamento do Disque Denúncia

A central de Parauapebas opera entre os horários de 08h00 as 20h00, de segunda-feira a sábado, e atende pelo telefone (94) 3346-22550. No mês de Maio de 2015 foi implantado o novo canal de atendimento, o Whatsapp Disque Denúncia (94) 98198-3350.

O Disque Denúncia, que atende todo Sudeste do Pará, funciona nos mesmos moldes do Disque Denúncia do Rio de Janeiro, existe há sies anos e nesse período já recebeu mais de 100.000 mil ligações sobre diversos crimes e irregularidades.

Deixe uma resposta