Internet de qualidade é WKVE Liga você ao mundo!
Educação

Parauapebas tem um dos melhores Ideb do Pará

Parauapebas é o melhor município paraense nas séries finais do ensino fundamental (do 6º ao 9º ano) e o segundo melhor nas séries iniciais (do 1º ao 5º ano). Quem garante isso é o Ministério da Educação (MEC), que divulgou na tarde da última quinta-feira (8) as notas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2015, um indicador que dimensiona a qualidade das redes de educação a partir de três eixos: a Prova Brasil, a taxa de aprovação e a taxa de evasão escolar.

Nas séries iniciais, Parauapebas alcançou Ideb de 5,6 – quase um ponto acima da meta de 4,8 estipulada pelo MEC para o município. Em relação ao Ideb anterior, de 2013, houve um crescimento de 12%, o maior verificado nos últimos seis anos. No Pará, apenas os municípios de Dom Eliseu e Ulianópolis, cada um com 5,9, superaram Parauapebas.

Já nas séries finais, Parauapebas divide o pódio com Ulianópolis, com Ideb de 4,6 – exatamente a nota projetada pelo Ministério da Educação para 2015. Houve um crescimento de 0,4 ponto (ou 9,5%) em relação à nota de 2013, mostrando o avanço da rede de ensino municipal nos últimos quatro anos.

Parauapebas superou redes de ensino tradicionais, como Belém, Santarém, Altamira, Marabá e Castanhal e se posiciona como um dos polos de progresso educacional da Região Norte.

Em relação às cidades vizinhas, o município é destaque. Nas séries iniciais, Canaã dos Carajás triou nota 4,7, Curionópolis alcançou Ideb 5, Marabá 4.6 e Eldorado do Carajás ficou com 4,3. Já nas séries finais, Curionópolis tirou 4,2; Canaã e Marabá levaram 4; e Eldorado apresentou Ideb 3,7.

Escolas

As escolas de Parauapebas que mais se destacaram no Ideb, nas séries iniciais do ensino fundamental, são Jozias Leão, Luiz Magno e Paulo Fonteles, cada uma das quais com nota 6,6. Todas elas superaram as metas estipuladas para 2015 pelo MEC, mas o caso da Paulo Fonteles foi ainda mais interessante, pois a escola superou em 37,5% a meta estabelecid, ultrapassando inclusive a meta de 2021.

A Luiz Magno, estreante na avaliação, já chegou bem colocada. Mantendo o ritmo, no próximo Ideb será uma das pouquíssimas escolas paraenses a ter 7 no Ideb das primeiras séries do ensino fundamental.

Em relação às séries finais do ensino fundamental, a Jozias Leão, novamente, ocupa o topo, com Ideb 5,4. A escola está um ponto acima da meta estabelecida pelo MEC.

Em seguida, aparecem as escolas Chico Mendes, Eduardo Angelim e João Prudêncio, todas com nota 5,3. Entre elas, a Eduardo Angelim é o maior destaque porque conseguiu 1,1 ponto sobre a nota anterior, o melhor resultado entre as três.

Para a secretária municipal de Educação, Leila Lobato, o resultado é motivo de comemoração, segundo ela, mostra o compromisso e o esforço da gestão em promover educação de qualidade, que atenda tanto as necessidades dos educandos quanto as metas estabelecidas pelos órgãos oficiais, responsáveis pelo custeio dos serviços educacionais.

“Estamos bem, no cenário paraense. Mas podemos melhorar muito mais. Queremos e podemos, porque temos profissionais comprometidos e de excelente desempenho.

Queremos estar bem colocados não apenas em relação ao estado, e sim ao Brasil. Queremos nos tornar referência em qualidade de ensino e queremos ser reconhecidos por isso”, comemora a gestora.

Seja o primeiro a escrever um comentário

  1. Parabéns aos gestores da educação de Parauapebas!
    Parabéns ao Prefeito pela seriedade com que investe em educação! Com esse resultado sua gestão dá uma resposta aos críticos de seu governo.
    Tenha-se bem presente na reflexão que se possa fazer sobre esse resultado que educação se faz com estrutura física, merenda e transporte escolar, com professores valorizados, com gestores comprometidos e com uma equipe de apoio empenhada no foco maior que é alcançar uma educação de qualidade.
    E isto o Prefeito Valmir está fazendo com dedicação: construção de escolas de primeira qualidade, reforma de escolas e extinção dos famosos anexos (ainda faltam acabar com alguns é verdade); ônibus para a criançada ir e vir para a escola; salário de professores atualizados e pagos em dia diga-se, é um dos melhores salários do Brasil, formação de gestores e de professores; a merenda escolar de Parauapebas foi objeto de premiação nacional…
    Falta fazer mais, sem dúvida falta, porém o importante é que o Município a cada avaliação a que é submetida melhora; melhora em infraestrutura e melhora em desempenho.
    Como ressalta a Secretária de Educação, Profa. Leila Lobato, por trás de tudo isso, existe uma grande equipe – que vai dos vigias ao gestor, passando pelos setores de apoio – focada no dever de fazer sempre o melhor. Não é demais lembrar que esse resultado, também, premia o trabalho da dupla de Professores Juliana e Rui, que antecederam as professoras Leila e Francineide.
    Por fazer parte desta grande equipe, eu e meus companheiros, é que nos enche de motivação para continuarmos a fazer sempre mais e melhor pela educação de Parauapebas.

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido contra cópia!