Internet de qualidade é WKVE Liga você ao mundo!
Marabá

PF apreende R$ 100 mil na operação ‘Saruê’, contra compra de votos em Marabá

Foram cumpridos mais de 27 mandados de busca e apreensão em Marabá. Investigações apontam que políticos tinham esquema para o dia das eleições

Do G1 PA

A Polícia Federal, em conjunto com o Ministério Público Eleitoral e a Polícia Civil, deflagrou no início da manhã deste domingo (2) a “Operação Saruê”, de combate a crimes como a compra de votos, na cidade de Marabá, no sudeste do Pará. Segundo a PF, já foram apreendidos mais de R$ 100 mil em dinheiro e uma grande qualidade de material de campanha.

Ao todo, foram cumpridos 27 dos 30 mandados de busca e apreensão expedidos pela 23ª Zona Eleitoral de Marabá, na casa dos investigados. A maioria dos alvos são parlamentares candidatos à reeleição e seus apoiadores envolvidos diretamente com práticas ilícitas.

O objetivo é combater crimes como compra de voto, abuso de poder econômico e poder político no dia das eleições. As investigações apontam que vários políticos de diversos partidos do município prepararam um grande esquema para compra de votos no dia das eleições.

Segundo a Polícia Federal, os investigados contavam com o apoio de vários cabos eleitorais, muitos dos quais são, na verdade, funcionários fantasmas de diversas repartições municipais. A PF explica ainda que a operação foi denominada de “Saruê” em alusão aos antigos coronéis, visto que muitos dos investigados são tidos na cidade como tal.

Deixe uma resposta