Internet de qualidade é WKVE Liga você ao mundo!
Vale

Programa Jovem Aprendiz inicia hoje (30) inscrições para Parauapebas e Canaã

São 154 vagas para áreas administrativas e operacionais, incluindo pessoas com deficiência, para as Minas de Carajás, Salobo e S11D.
Continua depois da publicidade

A Mineradora Vale começa a partir de hoje (30) as inscrições para selecionar 154 jovens no Programa Jovem Aprendiz de Parauapebas e Canaã dos Carajás. As oportunidades são para área administrativa e funções operacionais das Minas de Carajás, Salobo e S11D.

Podem participar jovens entre 18 e 21 anos com Ensino Médio completo e residentes de Parauapebas ou Canaã. Para as vagas destinadas às pessoas com deficiência (somente para Parauapebas), o critério é ter mais de 18 anos.

A jovem, Amanda Martins, estava ansiosa para tentar o processo novamente. No ano passado, ela foi desclassificada na segunda etapa porque terminava uma disciplina do Ensino Médio. “Vejo o Programa Jovem Aprendiz como uma oportunidade única para me ingressar ao mercado de trabalho numa empresa sólida como a Vale. Minha primeira tentativa em participar do programa foi em 2016, mas fui eliminada porque cursava uma dependência na escola. E agora estou mais otimista em concluir o processo já que não existe nenhuma pendência na minha documentação e me sinto mais madura com a experiência do ano passado”, explicou Amanda.

Assim como em 2016, o processo seletivo será dividido em seis etapas e todas eliminatórias. As fases incluem análise de documentos, prova online, entrevista coletiva, dinâmica de grupo, avaliação psicológica e exames médicos. E os inscritos precisam acompanhar no site as etapas do processo.

E a assistente administrativa no Complexo S11D Eliezer Batista, em Canaã, Letícia Sousa, conhece bem a sensação de comemorar cada etapa que passava no processo seletivo. “Eu sonhava em completar 18 anos só para participar do programa Jovem Aprendiz da Vale. Cada etapa eu vivia uma ansiedade para saber o resultado e eu e minha família comemoramos muito cada vitória. Passei seis meses no Senai e em fevereiro iniciei a parte prática no S11D. E desde de julho vivo a felicidade de ter sido efetivada”, contou a jovem, que nasceu em Parauapebas e mudou para Canaã quando tinha 2 anos.

Quem aproveitou o Programa Jovem Aprendiz como porta de entrada para a Vale é Zuila Timóteo, que nasceu em Curionópolis e há 12 anos está na empresa. Atualmente na área de planejamento na Gerência de Eletricidade de Carajás, ela lembra da concorrência que enfrentou no processo em 2005. “Eram 100 candidatos por vaga e lembro que ainda cursava o ensino médio. Nem tinha muita expectativa de passar, mas fiquei super feliz de ter sido uma das 106 selecionadas na época”. E completa o quanto se desenvolveu profissionalmente na empresa: “Aprendi e cresci bastante dentro da empresa passando por vários setores. Todo o conhecimento e currículo que tenho foi desenvolvido pela Vale. Inclusive com o incentivo financeiro, a empresa arcou com 90% dos custos do meu curso técnico de eletromecânica que fiz. Agora o desejo é concluir meu curso superior”, relatou a técnica especializada.

Os selecionados no Programa terão direito a bolsa-auxílio, assistência médica, seguro de vida e transporte. Além disso, o programa oferece vale-alimentação na fase prática. E são esses benefícios que fazem diferença na vida de Letícia, que antes de entrar na empresa não tinha plano de saúde. “Depois que tenho plano, eu já fiz duas consultas e estou encantada com a minha nova vida, ela mudou 100% depois que comecei a trabalhar”, relatou a jovem que já tem planos para quando concluir o curso técnico em logística de entrar para a faculdade de Administração.

E para quem tem mais de uma década na empresa, agora tem a missão é apadrinhar os jovens que chegam pelo Programa e sempre dá conselhos de como eles devem valorizar a oportunidade: “Sempre alerto de que eles precisam saber o que querem, buscarem conhecimento, precisam ter humildade para passar por vários lugares e experiências diferentes e, principalmente, terem o sonho de crescer na empresa”, explicou a técnica que ainda relatou a felicidade de começar como jovem aprendiz na Vale: “sou muito feliz com essa conquista, minha mãe tem muito orgulho de dizer que a filha trabalha na Vale”.

As inscrições para o Programa Jovem Aprendiz da Vale podem ser feitas pelo site www.vale.com/oportunidades até 16 de novembro.

Deixe uma resposta