Internet de qualidade é WKVE Liga você ao mundo!
Coluna

Rapidinhas

As últimas do cotidiano do Brasil e da região
Continua depois da publicidade

Carajás

A empresa Infopark Integração de Sistemas Ltda (CNPJ No-32.224.222/0001-84) vai pagar à Infraero – Centro de Suporte Técnico-Administrativo de Recife – a importância de R$571.500,00 referentes à concessão de uso de área destinada à exploração comercial da atividade de estacionamento de veículos no Aeroporto de Carajás, em Parauapebas/PA. O contrato, que é válido por 10 anos, foi publicado no Diário Oficial desta quinta-feira (14).

Ferrovia Paraense

As chinesas CREC (China Railways Corporation) e CCCC (China Communications Construction Company) e a estatal russa RZD (Ferrovias Russas) demonstraram interesse e estão estudando o projeto de construção da Ferrovia Paraense, que terá 1.312 km de extensão, passando por 23 municípios paraenses e conectando todo o leste do Pará, desde Santana do Araguaia até Barcarena. O contrato deverá ser assinado na primeira metade do ano que vem.

Ferrovia Paraense II

Um dos atrativos da Ferrovia Paraense é a interligação com a Ferrovia Norte-Sul, num trajeto de apenas 58 quilômetros entre Rondon do Pará (PA) e Açailândia (MA) – trecho final da Norte-Sul. A interligação abre caminho para uma nova alternativa de escoamento de carga em um porto paraense, permitindo o acesso às cargas de todo o país à rota estratégica de exportação, pelo Porto de Vila do Conde, no Pará.

Ferrovia Paraense III

A interligação encurtará a distância entre o Brasil e os principais destinos das exportações: os portos de Rotterdam, na Europa, de Xangai, na China, e de Miami e Los Angeles, nos Estados Unidos, normalmente acessados pelos portos de Santos e Paranaguá. O projeto da Ferrovia Paraense está orçado em R$14 bi, com capacidade total de carga de 170 milhões de toneladas. Segundo o governo do Pará, já existem 27 milhões de toneladas de carga garantidos por compromissos firmados com nove empresas.

Um democrata

O ex-presidente da República entre 1994 e 2002, Fernando Henrique Cardoso (PSDB) afirmou no último sábado, durante a convenção tucana realizada em Brasília que conhece os caminhos para vencer o também ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), pregando que o PSDB deve combatê-lo nas urnas ao invés de torcer para que ele seja preso antes das eleições de 2018. FHC é defensor da candidatura do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin.

De molho

O presidente Michel Temer (PMDB) não irá deixar o hospital Sírio Libanês, em São Paulo, nesta quinta-feira (14), como previsto inicialmente. O peemedebista passou por um procedimento cirúrgico de desobstrução da uretra e tem uma “boa recuperação”, segundo nota do Palácio do Planalto.

Darci Lermen

O prefeito de Parauapebas está em Minas Gerais para receber duas comendas em alusão à sua participação na aprovação da Medida Provisória 789/2017, que aumentou as alíquotas da Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (CFEM). O prefeito de Parauapebas será homenageado pela Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais e pela Câmara Municipal de Itabirito. O deputado estadual Gesmar Costa acompanha o prefeito na viagem a Minas Gerais.

Curionópolis

A Avanco Resources informou hoje (14) que o prospecto de cobre e ouro Azevedo mostrou resultados promissores. A área fica perto da mina de cobre Antas North, em operação desde maio de 2015 em Curionópolis. Segundo a mineradora, a sondagem mostrou resultados promissores em dois dos três furos, interceptando mineralizações tanto acima quanto abaixo do mergulho e confirmando que a mineralização de sulfetos começam perto da superfície.

Reintegração de Posse

O cumprimento de mandado de reintegração de posse da fazenda Santa Teresa, em Marabá, sudeste do estado, segue na manhã desta quinta-feira (14), dentro da normalidade. Os ocupantes inicialmente bloquearam a entrada do acampamento e incendiaram pneus e troncos de árvores, mas após a leitura da ordem judicial os líderes da ocupação decidiram sair pacificamente. Não houve necessidade que a tropa da Polícia Militar entrasse no terreno. O remanejamento das famílias está acontecendo de forma pacífica. A previsão é de que a reintegração termine nesta sexta-feira.

Reintegração de Posse

A ação iniciou por volta de 6h da manhã, no Quartel do 4º Batalhão, em Marabá, com a preleção do comandante da operação, coronel Queiroz. Expedida pelo Juiz da 3ª Região Agrária de Marabá, Amarildo José Mazutti, a fazenda, que mede 545 alqueires, estava ocupada por 150 famílias desde junho de 2014. Membros da Comissão Pastoral Terra, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa) e Conselho Tutelar de Marabá acompanham a ordem de reintegração. Em toda a ação, o efetivo da PM conta com cerca de 60 militares do Comando de Missões Especiais.

Deixe uma resposta