Internet de qualidade é WKVE Liga você ao mundo!
Esportes

Thiego Marques conquista a prata no Campeonato das Américas IBSA

A competição realizada no Canadá serviu de preparação para Tóquio 2020 e somou ponto no ranking mundial
Continua depois da publicidade

O atleta Thiego Marques, de Parauapebas, foi destaque juntamente com a Seleção Brasileira de Judô Paralimpico, do American Championship, Campeonato das Américas IBSA, que aconteceu no último domingo (20), na cidade de Calgary, no Canadá. Das 11 disputas por medalhas, o Brasil conquistou 10, sendo seis de ouro, três de prata e uma de bronze. O judoca parauapebense ficou com a medalha de prata em sua categoria ligeiro até 60 kg.

O judoca fez lutas duríssimas perdendo a final para o atleta da casa, o canadense Justin Karn. Além da prata de Thiego Marques, o Brasil também trará na bagagem os ouros de Maria Nubea Lins, Lúcia Araújo, Rebeca Silva, Luan Pimentel, Arthur Silva e Antônio Tenório. Assim como Thiego, as pratas foram conquistadas por Karla Cardoso e Meg Emmerich, enquanto que o bronze foi para Harley Arruda .

“A participação no Canadá foi dura. O campeonato foi tenso porque reuniu os melhores do continente. Eu fiz três lutas. O trabalho ainda não acabou, estamos em treinamento”, disse Thiego Marques, judoca paralímpico.

A competição continental serviu como preparação para a para os Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020, valendo pontuação para o ranking mundial e contou a participação de vários países, entre eles as potências das américas como: Estados Unidos, Brasil, México, Argentina, Porto Rico, Canadá, entre outros. A seleção Brasileira ainda cumpre alguns compromissos no Canadá, chegando ao Brasil no dia 24 maio pelo aeroporto Internacional de Guarulhos.

Veja também:  Thiego Marques rumo ao Japão com a Seleção Brasileira de Judô Paralímpico

Thiego Marques é um atleta da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEMEL), e faz parte do projeto Todos à Luta, da Associação Esportiva e Paradesportiva do Sul e Sudeste do Pará (AEPA). O judoca foi descoberto pelo professor Antônio Sérgio, que também foi até o Canadá com a função de chefe de missão da delegação brasileira.

“A competição foi positiva para o Thiego Marques, que terá o mês de junho quase todo treinando e fazendo sua preparação física em Parauapebas. A expectativa de outra grande oportunidade para Thiego Marques, que já no final do próximo mês participará da fase de treinamento em São Paulo, no Centro Paralimpico Nacional  e logo depois deverá ir para o Japão para treinamento, onde deve ficar todo o mês de julho”, afirmou Antônio Sérgio, chefe de missão e treinador de Thiego.

O professor Antônio Sérgio acredita que a convocação é dada como certa, dando ao judoca experiência ímpar em sua carreira e que servirá para o mundial de Portugal, que acontecerá no mês de novembro, deste ano. O judô Paralimpico Brasileiro é administrado pela Confederação Brasileira de Desporto Visual (CBDV) e tem o patrício da Infraero, que está com a seleção desde 2009.

Deixe uma resposta