Internet de qualidade é WKVE Liga você ao mundo!
monitoramento

Tucuruí investe em monitoramento por câmeras para combater crimes

Equipamentos serão espalhados pelos principais pontos da cidade. Sistema vai ajudar na prevenção de acidentes e coibir assaltos.

O município de Tucuruí vai investir no videomonitoramento em pontos estratégicos para tentar combater o crime e nesta quinta-feira (11) técnicos realizaram a instalação das primeiras câmeras do sistema na avenida Raimundo Veridiano Cardoso. As câmeras de monitoramento agora serão testadas como piloto no acompanhamento monitorado e nos próximos dias a empresa deverá expandir a instalação das câmeras em outros pontos da cidade.

No total serão instaladas 50 câmeras em diversos pontos da cidade, visando a dar maior sensação de segurança e a tranquilidade aos moradores da cidade. A câmeras são de última geração e geram imagens em infravermelhos. Com a instalação do sistema,Tucuruí será um dos poucos municípios do Pará a contar com uma Central de Monitoramento de última geração para auxiliar o combate ao crime.

Conforme Pedro Paulo Barata, secretário de Apoio à Segurança Pública, a Prefeitura de Tucuruí, iniciou os trabalhos de instalação e testes das câmeras de monitoramento de segurança pública para coibir ainda mais as ações de bandidos.

De acordo com o secretário, o investimento é em qualidade de vida por meio da segurança pública. O sistema vai ajudar na prevenção de acidentes e coibir assaltos.

Recentemente, o prefeito Bena Navegantes esteve em Belém conversando com o Comande Geral da Policia Militar para que seja finalizado o convenio e definido os papéis dos agentes de segurança. Uma Central de Monitoramento será instalada dentro do quartel do 13º Batalhão de Polícia Militar de Tucurui.

A instalação das câmeras ainda está em fase de contratação da empresa por meio licitação. O valor global od investimento não foi divulgado mas o projeto prevê que os equipamentos serão espalhados pelas principais ruas e avenidas da cidade. O secretário de segurança pública espera que o sistema ajude a diminuir a criminalidade.

A Policia Militar de Tucuruí cedeu para a reportagem parte dos índices que comporão o Relatório de Segurança de 2017, ainda em fase de conclusão.

No mês de dezembro de 2017, a PM realizou 1.612 abordagens, sendo efetuadas 131 prisões. Foram recuperadas 4 motocicletas roubadas e apreendidas 5 armas de fogo. As ações da PM resultaram ainda na apreensões 12 kg de drogas e foi registrado um homicídio.

O Sub-comandante do 13º Batalhão de Polícia Militar, Major Marcos Vinícius, falou sobre a redução dos índices de roubos e furtos onde foram registrados em dezembro 91 roubos e este mês, 22 ocorrências foram registradas até o momento. Em dezembro foram catalogados 32 furtos contra 2 este mês. “Com a instalação do sistema de monitoramento, esperamos que esses índices reduzam drasticamente. Será um ótimo aliado e é uma excelente ferramenta de combate a criminalidade”, afirma o Major.

Monitoramento

As câmeras de vigilância serão operadas durante 24 horas pelo Centro de Monitoramento, instalado na sede do 13º BPM de Tucuruí. As câmeras de primeira geração com giro de 360 graus e nitidez para identificar uma pessoa ou a placa de um veículo até 800 metros de distância.

A central de vigilância poderá ajudar as polícias Civil e Militar na elucidação de crimes e em ações de repressão, além do Corpo de Bombeiros para atendimento a sinistros e todas as imagens ficarão arquivadas por pelo menos 30 dias e, se forem solicitadas pelas autoridades de segurança, investigação estadual e federal, poderão ajudar na elucidação de crimes.

Deixe uma resposta