Internet de qualidade é WKVE Liga você ao mundo!
Ensino superior

UEPA implanta 1º Mestrado Profissional em Marabá

Curso em nível stricto sensu oferece 12 vagas em duas linhas de pesquisa
Continua depois da publicidade

Por Ulisses Pompeu – de Marabá

Em parceria com a Unimed Sul do Pará, a Universidade do Estado do Pará (UEPA) apresentou a proposta de Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Cirurgia e Pesquisa Experimental (Cipe), da Universidade do Estado do Pará (Uepa). São ofertadas 12 vagas, divididas em duas áreas de concentração: Cirurgia Experimental e Pesquisa Experimental.

A proposta foi apresentada esta semana a profissionais da Unimed Sul do Pará pelo médico Antonio Márcio Nunes Alves, professor do curso de Medicina da UEPA em Marabá, a qual foi acatada e assinada pelos diretores da Unimed Sul do Pará, Jorge Bichara Neto, Juarez Dias Brito e Tarcízio Franzosi, pelo coordenador do mestrado professor doutor Marcus Vinícius Henriques Brito e o reitor da UEPA, professor doutor Juarez Simões Quaresma.

Sob coordenação do professor Marcus Vinicius Henriques Brito, este é um dos três melhores mestrados profissionais do Brasil.

A metade das vagas será disputada pela ampla concorrência. A outra metade pelos servidores da Uepa, sendo três vagas para os lotados em Belém e três vagas para os demais servidores lotados nos campi dos municípios do Estado.

A Uepa esclarece que o curso terá uma inserção social de alto impacto na região para ensino, pesquisa e extensão. Esta é quarta turma do mestrado, mas a primeira a ser realizada em Marabá. Podem participar médicos, enfermeiros e outros profissionais da área de saúde.

Veja também:  Presidente da Câmara de Parauapebas critica processo da UEPA na Controladoria

A seleção ocorrerá em três etapas. A primeira será uma Prova Objetiva de conhecimentos específicos, realizada amanhã, 10 de fevereiro, às 14h, e terá a duração de 4h. A segunda fase é de Análise de Documentos e do Currículo Lattes. A terceira, de entrevista. O resultado final será divulgado em 17 de março próximo. Segundo a coordenação, há 87 inscritos e 21 deles são de Marabá.

O professor doutor Marcus Vinícius esclarece que este mestrado possui duas áreas: cirurgia experimental e outra em pesquisa experimental. “O curso é credenciado pela Capes (Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior), o órgão do Ministério da Educação responsável pelo reconhecimento e a avaliação de cursos de pós-graduação stricto-sensu (mestrado profissional, mestrado acadêmico e doutorado) em âmbito nacional.

Alguns profissionais de Marabá já formaram nas primeiras turmas e alguns já defenderam suas dissertações. Boa parte deles já está atuando em cursos de Medicina, Enfermagem e Saúde Coletiva, ministrados em Marabá pela UEPA, Faculdade Carajás e Unifesspa, respectivamente. “Em breve, outras turmas serão abertas e mais profissionais terão oportunidade de ampliar seus conhecimentos e melhorar o currículo”, diz o professor doutor Marcus Vinícius.

Deixe uma resposta