Internet de qualidade é WKVE Liga você ao mundo!
Redenção

20ª Campanha Nacional de Vacinação contra influenza em Redenção

A 20ª campanha nacional de vacinação contra influenza estava marcada para o dia 23/04 a 08/06, foi adiada para dia 12/05.
Continua depois da publicidade

Após 17 mortes confirmadas em Goiânia-Go, profissionais da saúde em Redenção, tem se preparado para prevenir o vírus da influenza H1N1. A Secretaria de Saúde do Município anunciou a campanha o dia “D”, que está marcado para 12 de Maio.

A equipe de reportagem do blog conversou nesta manhã de sexta-feira (20), com enfermeiros, que falou sobre o assunto.

De acordo com o último informe epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) em Redenção nos últimos dias, houve apenas uma pessoa suspeita do vírus H1N1. “Tivemos um caso suspeito, mas após exames, foi descartada a possibilidade”, finalizou a enfermeira.

Segundo a coordenadora epidemiológica, Eliana Queiroz, a campanha que estava marcada para o próximo dia 23 foi adiada, pois, as vacinas não chegaram na Região Sul do Pará, e a previsão é que chegue neste final de semana.

A diretora de Vigilância e Saúde Darlete lima, disse que serão vacinados nos primeiro momento, grupos prioritários como;

  • Crianças de seis meses e menores de cinco anos,
  • Gestantes,
  • Idosos com 60 anos ou mais,
  • Trabalhadores de saúde,
  • Professores/ indígenas
  • Funcionários do sistema penal
  • Adolescentes e jovens de 12 anos.

Em entrevista ao blog, Arlete, disse que os principais sintomas da gripe H1N1 são os mesmos de um estado gripal comum, como febre que dura entre 3 e 5 dias, tosse seca, secreção e dores no corpo.  Segundo a diretora, quem tiver esses sintomas deve procurar atendimento em uma unidade de saúde.

Pessoas que estão doentes devem manter repouso, alimentação balanceada e ingestão de líquidos adequada e evitar contato com outras pessoas em ambientes fechados e aglomerados.

A forma mais eficaz de evitar a transmissão do vírus é a higienização das mãos, principalmente com álcool gel. Também é recomendável cobrir a boca e o nariz ao espirrar.

Deixe uma resposta