Domingos Figueira é o nome dele. Idade: 34 anos; profissão: atleta; hobby: não ficar parado. Essa é uma breve apresentação de um canaense que carrega um “punhado” de sonhos na bagagem.
Em suas redes sociais, Domingos exibe com orgulho as medalhas e troféus já conquistados ao longo da carreira no atletismo, que começou há quatro anos.
No último fim de semana, o representante do município de Canaã dos Carajás participou da edição 2018 da Up Night Run, em Goiânia, uma competição da Federação Goiana de Atletismo, em que o paraense conquistou o segundo lugar no pódio.
Foram 300 competidores no total e ficar entre os dez colocados na competição de rua na categoria 5 km masculino garantiu a Domingos alimentar ainda mais o sonho de alcançar o índice para chegar às Olimpíadas de Tóquio 2020, no Japão. “Minha participação foi de alto rendimento e positiva”, avalia o atleta.
Mesmo sem receber qualquer apoio financeiro por parte da Prefeitura Municipal de Canaã ou da Fundação Municipal Cultura, Esporte e Lazer (FUNCEL), que há anos prometeu uma bolsa atleta – mas até agora nada – Domingos tem se mantido firme e corrido em busca de resultados e empresários pra conseguir custear as despesas com viagens, que é seu maior dilema.
Ele agora pretende se preparar para os próximos desafios, que estão bem perto. No dia 22 deste mês, de novo em Goiânia, e no dia 29, em Recife, Pernambuco.