Internet de qualidade é WKVE Liga você ao mundo!
Esporte

Instituto Samurai-Zen promove aulão de karatê em Parauapebas

A ideia é promover o evento mensalmente para fortalecer a prática e integrar os municípios através de treinamentos
Continua depois da publicidade

O Instituto Samurai-Zen, em Parauapebas, realizou na noite desta sexta-feira (25), o chamado “treinão”, para os caratecas da cidade e região sudeste do estado Pará. A ideia dos organizadores é de fazer o evento mensalmente abrangendo as cidades de Parauapebas, Marabá, Curionópolis, Eldorado dos Carajás, Ourilândia do Norte e Tucumã, fortalecendo a prática e integração através de treinamentos.

“A gente vem fazendo treinamentos de Karatê, e essa integração sempre existiu, de Parauapebas com outros municípios. Estou aqui há mais de mais de 20 anos e posso dizer que a gente começou o karatê aqui, trouxe para essa cidade e isso é importante para trazer  conhecimento que a gente tem. Mas essa integração com esse aulão é para familiarizar mais o nosso trabalho em nossa região”, afirmou o professor Josimar Alves, faixa preta 7° dan, de Marabá.

O aulão realizado no instituto é um pouco de tudo com a prática de defesa pessoal, parte física e a força do karatê, que traz a técnica da arte marcial com performances no kata, luta e kumite. Além dos atletas da Samurai-Zen, também participaram dos treinamentos outras associações como a Associação Girão de Artes Marciais (AGAM). “Esse é um aulão, é um “treinão” que acontece  mensalmente tentando unificar o karatê de Parauapebas com o do sul do Pará entre as cidades vizinhas. Hoje a Samurai-Zen tem entorno de 500 atletas matriculados sendo de diversos lugares como alunos da Palmares um e dois, Vale do Sol, Cidade Jardim e Cidade Nova”, disse Adaias Fernandes, dono da Samurai-Zen e faixa preta de karatê.

Veja também:  Projeto Caça Talentos visa resgatar jovens através do esporte em Parauapebas

Em Parauapebas, existem aproximadamente 4.000 praticantes de karatê, que tiveram uma experiência única em um evento recentemente ocorrido na cidade, que foi o Zonal Norte e Nordeste de Karatê Interestilos, um campeonato de grande proporção que contou com a participação de mais de 1.000 atletas de vários estados e que valeu vagas para o Campeonato Brasileiro e Mundial.

Por Fábio Relvas

Deixe uma resposta