Nove magistrados do Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJPA) participaram, em Brasília (DF), nos dias 5 e 6 passados, do Módulo 3, Nível 1, do Curso de Formação de Formadores, realizado pela Enfam (Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados), ao lado de outros juízes das regiões Norte e Sul do País. Os magistrados representaram a ESMPA (Escola Superior da Magistratura do Estado do Pará). O curso teve a carga de 16 horas e dele participaram os magistrados formadores que concluíram os Módulos 1 e 2 do Nível 1.
Participaram da formação os juízes Horácio Lobato, André Anjos, Cristiano Magalhães, Elder Lisboa, André Filo-Creão, Amarildo Mazutti, Rachel Mesquita, Geraldo Leite e Líbio Moura.
Eles participaram de três oficinas, escolhidas entre os cinco temas que foram trabalhados durante o módulo: 1 – Promoção da participação do aluno no desenvolvimento da aula expositiva, conduzida pelo formador Fernando de Assis Alves; 2 – Aspectos da comunicação que apoiam o desenvolvimento da atuação docente, conduzida pelo formador Luís Fernando Tavares Santos; 3 – O desenvolvimento de processos avaliativos ao longo do processo de ensino e de aprendizagem, conduzida pelo formador Erisevelton Silva Lima; 4 – Planejamento: a organização de estratégias de ensino para o desenvolvimento de competências, pela formadora Léa Camargos Anastasiou; e 5 – O uso das metodologias ativas como alternativa de articulação entre a teoria e a prática: explorando a problematização – estudo de caso, dramatização e simulação, pelo formador Juiz Federal Vladimir Vitovsky, do TRF2.
Para o diretor-geral do ESMPA, desembargador Constantino Augusto Guerreiro, o empenho dos alunos merece reconhecimento. “Parabenizo os brilhantes magistrados por terem aceito mais esse desafio na missão, submetendo-se a três etapas do Curso de Formação de Formadores com o objetivo de semear conhecimento integrando o corpo docente da ESMPA”, congratulou-se ele com os juízes.
Nos dias 25 e 26 próximos haverá reedição do curso, o qual contará com a participação das magistradas Silvia Mara Costa, Mônica Maciel e da servidora Patrícia Blagitz, diretora de Ensino e Pesquisa da ESMPA.