Internet de qualidade é WKVE Liga você ao mundo!
Tucuruí

Rumos da educação em Tucuruí serão discutidos durante Conferência municipal

Durante três dias, educadores e sociedade discutem e avaliam o que o município tem feito na área educacional com base no Plano Nacional de Educação (PNE)
Continua depois da publicidade

Professores do sistema municipal de educação e representantes da sociedade civil organizada participam hoje da abertura da 3ª Conferência Municipal de Educação, que acontece de 26 a 28 de abril, com a cerimônia de início dos trabalhos marcada para as 18h, na quadra escola Zolima Tenório.

A Conferência é uma realização da Prefeitura de Tucuruí, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, com o objetivo de promover amplo diálogo e debate entre vários segmentos sociais sobre a situação atual da educação no município e eleger os delegados para participarem da Conferência Estadual.

Maria da Conceição Bugarim, secretária de Educação e Cultura, por meio das discussões, o município quer executar, principalmente, as propostas previstas no Plano Nacional de Educação (PNE) que são o monitoramento, a avaliação e a proposição de políticas para a garantia do direito à educação de qualidade social, pública, gratuita e laica.

Dentre as muitas conquistas do PNE, instituído pela Lei 13.005/14, está a realização das Conferências nacionais e municipais de Educação. Essas conferências têm por objetivo ser um espaço democrático onde a sociedade civil pode falar e ser ouvida sobre como a educação no seu município pode melhorar, de forma a avaliar a execução e acompanhar o monitoramento do PME.

Veja também:  Prefeitura de Jacundá recebe “Mega-Sena” de precatório da educação

Da Conferência também devem surgir propostas que consolidem o Sistema Nacional de Educação (SNE) com o intuito de avaliar o que o município tem feito em cada meta proposta no PME. “Essa avaliação representa uma importante ação para delinear os próximos passos a serem seguidos para consolidar o PME como uma política de estado”, explica a secretária.

Deixe uma resposta