Internet de qualidade é WKVE Liga você ao mundo!
Canaã dos Carajás

Segurança da Vale rechaça nova invasão à Fazenda Bocaina

Desta vez a ação de pessoas que se intitulavam integrantes do FNL não teve sucesso. Cinco foram presos e entregues à Polícia Federal
Continua depois da publicidade

Um grupo de aproximadamente 50 pessoas, que se identificaram como membros da FNL (Frente Nacional de Lutas), tentaram, mais uma vez, invadir a Fazenda Bocaina, em Canaã dos Carajás, área denominada Parque Nacional dos Campos Ferruginosos, mas sem sucesso.  A tentativa foi rechaçada pela equipe de segurança empresarial da Vale, num procedimento chamado “desforço possessório”, instrumento legal constante no Direito Civil Brasileiro, que permite a imediata reação ao fato do esbulho (retirada violenta do legítimo possuidor de um imóvel).

O parque é gerido pelo ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) e foi criado em junho de 2017, pela União, como compensação ambiental pela implantação do Projeto S11D.

A tentativa de invasão, após contida, foi comunicada imediatamente à Polícia Federal, Polícia Militar e ao (ICMBio), do qual a Vale é parceira na conservação e manutenção do parque.

Cinco integrantes do movimento – segundo nota divulgada pela Assessoria de Comunicação da mineradora – foram encaminhados à Delegacia de Polícia Federal de Marabá. Com um dos detidos foram encontrados papelotes com maconha e uma arma de fogo caseira.

Veja também:  Professor vai ministrar Workshop “Como Elaborar Projetos de Pesquisas Acadêmicas”

O Blog tentou, mas não conseguiu contatar com representantes da FNL.

Deixe uma resposta