Internet de qualidade é WKVE Liga você ao mundo!
Perfil

Conheça quem são os gestores de Parauapebas (parte 6)

Saiba quem são José Roberto (CTRH), Dion Leno (Semma) e Laoreci Diniz (Semel)

Nesta matéria da série que apresenta o perfil dos gestores públicos municipais, o Blog entrevistou os titulares da Coordenadoria de Treinamento e Recursos Humanos (CTRH), Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel) e Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma).

CTRH

José Roberto Marques Vieira, 46 anos, casado, pai de quatro filhos e avô de um neto, natural de Breves, no Pará, foi o escolhido por Darci Lermen para cuidar da CTRH, setor ligado à Secretaria Municipal de Administração (Semad) e que tem como foco os assuntos que envolvem os servidores da Prefeitura. José Roberto reside em Parauapebas há 26 anos e desde então atua no serviço público municipal. É servidor efetivo e já passou por diversos setores ao longo desse período.

Graduado em Administração, filiado ao PSOL, partido que não apoiou a candidatura do prefeito eleito, José Roberto teve como principal peso para sua indicação a grande experiência na área de administração da Prefeitura. Já atuou na Semad durante a primeira gestão de Darci Lermen e foi o responsável pela implantação do PAD, departamento que atua na elaboração e acompanhamento dos Processos Administrativos Disciplinares dos servidores efetivos.

De acordo com o entrevistado, a CRTH evoluiu muito nos últimos quatro anos, quanto às suas atribuições. Seu principal desafio é conduzir todo o processo de reforma administrativa da Prefeitura. Esta foi a principal missão dada pelo Prefeito e, para alcançar tal objetivo, José Roberto diz que serão revistos todos os processos de trabalho, fluxogramas e organogramas funcionais de todas as secretarias, setores, órgãos e departamentos da administração municipal, para só então verificar quais os cargos e quantidade necessária de servidores são realmente necessários. A previsão é que esse processo seja concluído até o final do ano.

José Roberto acredita que o número de servidores efetivos no município hoje, 4.107, somado à quantidade de cargos comissionados e de assessoria seja o suficiente para fazer a máquina pública funcionar, sendo necessários ajustes que serão apontados pela reforma administrativa, que deverá resultar também na atualização do Plano Cargos e Salários e do Estatuto do Servidor Público Municipal. Possíveis concursos, se de fato houver necessidade, só deverão ser ofertados a partir de 2018.

Com relação à continuidade da Mostra de Artes dos Servidores Públicos (MASPP), projeto encabeçado pela CTRH e iniciado na primeira gestão do Darci e que perdeu força no último governo, tanto que em 2016 não foi realizado, José Roberto disse que terá dificuldade para realizá-la neste ano em função de falta de orçamento para esta ação, porém, ainda não foi definido pelo governo se terá ou não a programação em 2017.

Semel

O novo titular da pasta que cuida do esporte no município é Laoreci Diniz Faleiro. Ele já tem atuação no segmento esportivo. Foi vice-presidente do Parauapebas Futebol Clube (PFC), desde a sua criação, e se tornou presidente em 2012. Atuou também na Liga Esportiva de Parauapebas (LEP), como presidente, nos anos 2011 e 2012.

Casado, pai de três filhos, formado em filosofia, natural de Tucunduva, no Rio Grande do Sul, Laoreci Diniz reside em Parauapebas desde 1999 e veio para cidade a passeio. Atuou por 15 anos como encarregado administrativo na empresa Rede Engenharia e se tornou empresário do ramo de locação de máquinas, a partir de 2009.

Sem vínculo partidário no momento, Laoreci Diniz foi indicado para o cargo por seu envolvimento com o esporte e por ser conhecido do prefeito há muito tempo. Segundo o novo gestor, seu principal desafio à frente da pasta é resgatar o esporte na cidade e a credibilidade da secretaria junto aos desportistas.

Laoreci Diniz pretende trabalhar como carro-chefe da Semel a escolinha de futebol cidadão do futuro, que atenderá crianças carentes e afirma que manterá a oferta de todas as modalidades esportivas disponíveis até então no Ginásio Poliesportivo, Praça da Juventude e Complexo Esportivo, espaços que devem passar por reforma brevemente. Uma meta do novo gestor é democratizar mais o acesso ao esporte e proporcionar às comunidades mais periféricas a oferta de várias modalidades.

Semma

O jovem Dion Leno dos Santos Alves, de 22 anos, nascido em Parauapebas, solteiro e sem filhos foi o escolhido para assumir a pasta do Meio Ambiente. A indicação do seu nome para ocupação da pasta foi feita pelo partido ao qual é filiado, o PV. Com formação de Técnico em Meio Ambiente, Dion Leno tem como experiência profissional a atuação nas áreas de mecânica e também no comércio local.

De acordo com o novo gestor, o principal desafio à frente da pasta é desenvolver uma gestão eficiente – mesmo com uma tímida previsão orçamentária -, melhorar os serviços prestados e enxugar os gastos. A médio prazo, Dion Leno pretende desburocratizar os processos de licenciamento das empresas ao município e consequentemente contribuir para a geração de emprego e renda na cidade.

Leia também:

Conheça quem são os gestores de Parauapebas (parte 1)

Conheça quem são os gestores de Parauapebas (parte 2)

Conheça quem são os gestores de Parauapebas (parte 3)

Conheça quem são os gestores de Parauapebas (parte 4)

Conheça quem são os gestores de Parauapebas (parte 5)

Deixe uma resposta