Nesta matéria da série que apresenta o perfil dos gestores públicos municipais, o Blog entrevistou os titulares da Coordenadoria de Treinamento e Recursos Humanos (CTRH), Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel) e Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma).
CTRH
José Roberto Marques Vieira, 46 anos, casado, pai de quatro filhos e avô de um neto, natural de Breves, no Pará, foi o escolhido por Darci Lermen para cuidar da CTRH, setor ligado à Secretaria Municipal de Administração (Semad) e que tem como foco os assuntos que envolvem os servidores da Prefeitura. José Roberto reside em Parauapebas há 26 anos e desde então atua no serviço público municipal. É servidor efetivo e já passou por diversos setores ao longo desse período.
Graduado em Administração, filiado ao PSOL, partido que não apoiou a candidatura do prefeito eleito, José Roberto teve como principal peso para sua indicação a grande experiência na área de administração da Prefeitura. Já atuou na Semad durante a primeira gestão de Darci Lermen e foi o responsável pela implantação do PAD, departamento que atua na elaboração e acompanhamento dos Processos Administrativos Disciplinares dos servidores efetivos.
De acordo com o entrevistado, a CRTH evoluiu muito nos últimos quatro anos, quanto às suas atribuições. Seu principal desafio é conduzir todo o processo de reforma administrativa da Prefeitura. Esta foi a principal missão dada pelo Prefeito e, para alcançar tal objetivo, José Roberto diz que serão revistos todos os processos de trabalho, fluxogramas e organogramas funcionais de todas as secretarias, setores, órgãos e departamentos da administração municipal, para só então verificar quais os cargos e quantidade necessária de servidores são realmente necessários. A previsão é que esse processo seja concluído até o final do ano.
José Roberto acredita que o número de servidores efetivos no município hoje, 4.107, somado à quantidade de cargos comissionados e de assessoria seja o suficiente para fazer a máquina pública funcionar, sendo necessários ajustes que serão apontados pela reforma administrativa, que deverá resultar também na atualização do Plano Cargos e Salários e do Estatuto do Servidor Público Municipal. Possíveis concursos, se de fato houver necessidade, só deverão ser ofertados a partir de 2018.
Com relação à continuidade da Mostra de Artes dos Servidores Públicos (MASPP), projeto encabeçado pela CTRH e iniciado na primeira gestão do Darci e que perdeu força no último governo, tanto que em 2016 não foi realizado, José Roberto disse que terá dificuldade para realizá-la neste ano em função de falta de orçamento para esta ação, porém, ainda não foi definido pelo governo se terá ou não a programação em 2017.
Semel
O novo titular da pasta que cuida do esporte no município é Laoreci Diniz Faleiro. Ele já tem atuação no segmento esportivo. Foi vice-presidente do Parauapebas Futebol Clube (PFC), desde a sua criação, e se tornou presidente em 2012. Atuou também na Liga Esportiva de Parauapebas (LEP), como presidente, nos anos 2011 e 2012.
Casado, pai de três filhos, formado em filosofia, natural de Tucunduva, no Rio Grande do Sul, Laoreci Diniz reside em Parauapebas desde 1999 e veio para cidade a passeio. Atuou por 15 anos como encarregado administrativo na empresa Rede Engenharia e se tornou empresário do ramo de locação de máquinas, a partir de 2009.
Sem vínculo partidário no momento, Laoreci Diniz foi indicado para o cargo por seu envolvimento com o esporte e por ser conhecido do prefeito há muito tempo. Segundo o novo gestor, seu principal desafio à frente da pasta é resgatar o esporte na cidade e a credibilidade da secretaria junto aos desportistas.
Laoreci Diniz pretende trabalhar como carro-chefe da Semel a escolinha de futebol cidadão do futuro, que atenderá crianças carentes e afirma que manterá a oferta de todas as modalidades esportivas disponíveis até então no Ginásio Poliesportivo, Praça da Juventude e Complexo Esportivo, espaços que devem passar por reforma brevemente. Uma meta do novo gestor é democratizar mais o acesso ao esporte e proporcionar às comunidades mais periféricas a oferta de várias modalidades.
Semma
O jovem Dion Leno dos Santos Alves, de 22 anos, nascido em Parauapebas, solteiro e sem filhos foi o escolhido para assumir a pasta do Meio Ambiente. A indicação do seu nome para ocupação da pasta foi feita pelo partido ao qual é filiado, o PV. Com formação de Técnico em Meio Ambiente, Dion Leno tem como experiência profissional a atuação nas áreas de mecânica e também no comércio local.
De acordo com o novo gestor, o principal desafio à frente da pasta é desenvolver uma gestão eficiente – mesmo com uma tímida previsão orçamentária -, melhorar os serviços prestados e enxugar os gastos. A médio prazo, Dion Leno pretende desburocratizar os processos de licenciamento das empresas ao município e consequentemente contribuir para a geração de emprego e renda na cidade.
Leia também:
Conheça quem são os gestores de Parauapebas (parte 1)
Conheça quem são os gestores de Parauapebas (parte 2)
Conheça quem são os gestores de Parauapebas (parte 3)